Livro do Prof. Doutor Nelson Cerqueira

O livro "Regime Militar e além. Retrato e Identidade de um Jornalista", de autoria de Nelson Cerqueira será lançado na Sala de Congregação da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), quarta-feira, 18 de abril, das 9h30 às 12h.

ABERTURA E APRESENTAÇÃO: O autor fará uma breve apresentação do livro das 9h30 às 10h, com a participação do Prof. Dr. Luiz Guilherme Tavares (jornalista, educador e vice-presidente da Associação Bahiana de Imprensa) e do historiador Edson Albuquerque Argolo (vai relatar sua experiência como prisioneiro político, censura e tortura).

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS: 10h as 12h na sala de Congregação da Faculdade de Direito da UFBA.

O autor explica a construção do livro:

Como apresentar esse texto de memória indesejável junto a fatos cuja lembrança trazem algum laivo de equilíbrio? É a pergunta que me faço sem obter resposta além desse texto como texto; afinal haverá alguma coisa real ou imaginária além da narrativa em frente do leitor? Fico desse lado, me perguntando sem resposta. Fatos são fatos, censura é censura, tortura física ou intelectual é tortura para quem viveu o ato de censura; para o estranho tudo pode ser estrangeiro e sem sentido, como bem nos demonstrou Albert Camus, em L’Étranger.

Afinal, como viver um ato de censura do governo Vargas em 1937, os atos de censura da política de McCarthy, ou do governo militar de 1964, se o leitor não teve nenhum contato com aquele momento e se está fora dos fatos, fora do texto que tenta narrar aqueles momentos, é uma tarefa que deixa de ser factual?

Para esse folhetim, planejei um extenso livro, até com entrevistas, anos atrás, mas fui desistindo da escrita e suas redundâncias históricas. Foi, então, que pensei um fragmento de memória de minha vida como jornalista: apenas um fragmento voltado para o que a mente me revelava, em seu processo narrativo. Nada fixo, mas tudo profundamente real.

Certamente serei acusado de simplista, de não cuidar dos horrores da ditadura, dos que morreram com um só tiro na testa, dos e dos. Poderia ter tentado contar através de entrevistas, como a planejada com o companheiro Edson Argolo que insistia em não se materializar; mas decidi ou foi decidido que a história seria contada por outros que até sofreram mais do que eu sofri; embora não tenham chorado no exílio ao ouvir “estava à toana vida” de “A Banda”, canção de Chico Buarque, com minha gente sofrida, nas ruas de Munique.

Assim, esse pedaço de mim está encarnado como navalha na carne, justo ao lado da censura física ao teatro de Plínio Marcos em seu ato de conceder voz aos marginalizados. Se escrevesse algo de cunho acadêmico, o faria a partir dos atos de teatro, do teatro de opinião e das arenas de revoltas, junto às quais vivi bastante, na Bahia, no Rio, em Munique, em Berlin, em Londres. Afinal, exilado nem possui pátria, mesmo que retorne às origens. Permaneço exilado porque jamais consegui ser o mesmo com meus colegas do tempo de estudante, perdidos entre pedaços do tempo.

Nelson Cerqueira

SOBRE O AUTOR:

Prof. Dr. Nelson Cerqueira é um jornalista, professor e escritor brasileiro, membro da Academia de Letras da Bahia, doutor e mestre em Literatura comparada pela Indiana University.

Biografia

Nascido em Irará, Bahia, Cerqueira, autor, co-autor e organizador de vários livros no campo da literatura, direito, estética, filosofia e tecnologia, tendo publicado artigos em jornais e revistas nacionais e internacionais.

Graduado em Língua e Literatura Alemã pela UFBA, professor colaborador do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito Nelson Cerqueira ocupa a Cadeira 4 da Academia de Letras da Bahia que antes pertencia a Geraldo Machado e tem como patrono Sebastião da Rocha Pita.

Assunto referente ao lançamento do livro: Prof. Madalice Moura 71-98159-4296

Clique aqui e veja mais na galeria de fotos do site da FJFC